Na sexta-feira (14), a Loja “Força e União” nº 352, de Novo Hamburgo, realizou a já tradicional sessão magna cívico-cultural em homenagem à Revolução Farroupilha e aos feitos dos gaúchos em benefício da sociedade brasileira. A celebração começou ao final da tarde quando o Irmão Josué Antônio de Moraes, grande procurador do GORGS, e sua esposa Lurdes Goin de Moraes recepcionaram com um café colonial em sua residência ao Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago e comitiva. Além da fidalguia da acolhida, o casal anfitrião reservou brindes para todos os presentes, chapéus e botons com o brasão nas cores do pavilhão gaúcho.

A cerimônia farroupilha promovida pela “Força e União” nº 352, desenvolveu-se em Lomba Grande, área rural de Novo Hamburgo, na propriedade do Irmão Claus Eugen Sefrin Kunhn, tesoureiro da Oficina. O Venerável-Mestre Flávio Estrada, o 1º vigilante Pablo Boll, o 2º vigilante Vilmar Diniz Correa, o secretário Ildo Antônio Venturin o orador Josué Antônio de Moraes, ao lado do anfitrião, recepcionaram 90 Maçons que ocuparam totalmente o galpão ornamentado para a sessão campeira. Após a entrada solene do Grão-Mestre e comitiva, foi prestada a homenagem com um minuto de silêncio ao Irmão João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, que partiu recentemente para o Oriente Eterno.

Em momento de grande significado, o Grão-Mestre acendeu a chama crioula – de onde foi retirada uma brasa que será reavivada na próxima sessão comemorativa, em 2019. Na sequência, em momento cívico-artístico foi homenageada a Bandeira do Rio Grande do Sul. Seguiram-se declamações de poemas destacando-se a poesia maçônica “Quem Somos?” por seu autor Irmão Maxsoel Bastos de Freitas e a interpretação de temas gauchescos ao violão e harmônica.

Estiveram representadas as Lojas “Filhos de Hiram” nº 329, de Porto Alegre, “Visconde de Mauá” nº 233, “Luz e Ordem” nº 133, “Gaúchos Templários” nº 527 e “Centenário” nº 332, todas de Porto Alegre, “Emanuel” nº 298, de Igrejinha, “Bom Jardim das Acácias” nº 472, de Ivoti, “A Fiel União” nº 464, de Nova Petrópolis, “Estrela do Oriente 3ª” nº 324, de São Leopoldo, “Cavaleiros da Luz” nº 486, de Campo Bom, estas jurisdicionadas ao GORGS, e ainda “Edelweiss” (GLMERS) e “Farol da Liberdade” (GOB-RS).

Receberam a medalha “Bento Gonçalves” os Irmãos Roberto Brandt, Pablo Boll, Vilmar Diniz Correa, Paulo João Lachnit Filho, Mario Claudy, Josué Antônio de Moraes, César Kurz, Claus Eugen Sefrin Kunhn, Fernando Petry, Luis Riberto Duprat, Orlei Dutra Marques, Paulo Mobus, Roger Fabiano Berger e Anildo Luis Pereira Fernandes, por cinco anos de efetivo trabalho maçônico.

No encerramento, o Grão-Mestre agradeceu ao Venerável-Mestre da Loja “Força e União” pela acolhida e solicitou aos Irmãos visitantes que transmitissem sua saudação fraterna aos Grão-Mestres da GLMERS e do GOB/RS. Lembrou que os Maçons tem o dever de participar ativamente do processo democrático em curso no sentido de transformar a realidade atual brasileira.

Fotos: Peter Lenhart/Com. Social GORGS

Fonte: http://gorgs.org.br/site/index.php/2018/09/17/forca-e-uniao-festeja-o-20-de-setembro/

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

CONTATE-NOS

Nós não estamos por perto agora. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós vamos voltar para você, o mais cedo possível.

Enviando

©2019 - www.irmaosdaordem.com.br | Um projeto da BySeptember.com

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?