Meus irmãos na manhã do dia 23 de janeiro de 2019 desembarcaram no Aeroporto Internacional Deputado Luiz Eduardo Magalhães o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33°, Grande Primaz do Rito Brasileiro, acompanhada pelo Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33°, Pres.’. do Superior Conselho de Cultura do Supremo Conclave, quando foram recepcionados pelo Em.’. Ir.’. ANTÔNIO RAYMUNDO DE SOUZA PEREIRA 33°, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para a 1ª DLRB no Estado da Bahia, e, ato contínuo rumaram para o GOEB, para cumprimentarem o Grão Mestre Estadual SÍLVIO SOUZA CARDIN e também se encontrar com o Ir.’. ANTONIO JORGE SANTOS DE SOUZA.

Do Grande Oriente Estadual da Bahia todos rumaram ao Oriente de Santo Amaro (BA), onde foram recepcionados pelos Irmãos JOSÉ CARLOS ROCHA LIMA e DARLAN MARQUES CARDOSO, que os conduziu ao hotel.

À noite, foram levados para o Templo da Loja Maçônica 14 DE JUNHO, onde se realizou a SESSÃO MAGNA ESPECIAL DE REGULARIZAÇÃO  E SAGRAÇÃO DE ESTANDARTE DA ARLS MARQUES DE ABRANTES Nº 3665.

Após o ingresso dos membros da Loja e dos Irmãos visitantes, adentraram ao Templo as autoridades Maçônicas presentes, com destaque para o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENIO DOS SANTOS 33°, Grande Primaz do Rito Brasileiro; os SSer.’. IIr.’. JULIANO COELHO BRAGA 33°, Grande Regente do Rito Brasileiro; CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33°, Pres.’. Superior Conselho de Cultura do Supremo Conclave do Brasil; Em.’. PEDRO WALLACE, Pres.’. da PAEL GOB-BA; os Eminentes Irmãos Delegados Litúrgicos do Rito Brasileiro no Estado da Bahia: ANTÔNIO RAYMUNDO PEREIRA 33°, HIPÓLITO PEIXINHO DA SILVA e ORISVALDO FELIX BARBOSA 33°, respectivamente, das 1ª, 3ª e 4ª Delegacias Litúrgicas da Bahia; o Em.’. Ir. ‘. PAULO ROBERTO DE SOUZA ROCHA 33º, Aterzata do Ilustre e Sublime Capítulo ABDALA KHALIL ENDRAUS; o Pod.’. Ir.’. OSCIMAR TORRES, Presidente honorário da PAEL-GOEB e candidato ao Grão-mestrado baiano; os Ilustres Irmãos  VALDEMIR SILVA BASTOS, PEDRO CARDOSO NETO e PAULO ROBERTO SANTOS SOUZA, respectivamente, Veneráveis Mestres das Loja 16 de JUNHO (Or.’. Feira de Santana), CASTRO ALVES (Salvador) e CAVALEIROS DE AÇO (Feira de Santana), além das presenças de inúmeros Veneráveis Irmãos Deputados Estaduais da PAEL GOB-BA; do Ven.’. Ir.’. VALNEY SANTOS, Membro do Conselho Estadual da Ordem; em suma, presentes ao evento comitivas de Irmãos oriundos dos Orientes de Salvador, Feira de Santana, Candeias, Alagoinhas e Lauro de Feiras.

A sessão foi aberta pelo Venerável Mestre Provisório, que após a leitura do Ato n° 773, datado de 21 de janeiro de 2019, e de autoria do Em.’. Ir.’. SILVIO SOUZA CARDIN, Grão-Mestre do GOEB que designou os Poderosos Irmãos ROQUE TADEU AMARAL COSTA (Presidente), ANTONIO JORGE SANTOS DE SOUZA (1° Vig.’.) e ANTONIO RAYMUNDO PEREIRA DE SOUZA (2° Vig.’.) para comporem a Comissão de Regularização da ARLS MARQUES DE ABRANTES, ao Oriente de Sto.’. Amaro, no estado da Bahia. Finda a leitura formou uma Comissão de Recepção e deu entrada aos componentes da Comissão acompanhados do Mestre de Cerimônias.

Após o Presidente da Comissão e seus membros assumirem seus devidos lugares, ele solicitou ao Ilustre Irmão Secretário para fazer a leitura do Ato 27.885, de 28 de novembro de 2018, de autoria do Sob.’. Irmão MÚCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES, Grão-Mestre do GOB, que outorgou a Carta Constitutiva da Loja Maçônica com o Título Distintivo de MARQUES DE ABRANTES, registrada no Cadastro Geral das Lojas sob o número 3.665.

Em seguida deu posse a administração provisória da Loja e, depois, levou a termo o Ato de Regularização da Loja.

Finda a Cerimônia de Regularização foi procedida a Leitura da respectiva Ata da Comissão de Regularização, que aprovada foi assinada pelo Presidente e demais membros.

Ato continuo, foi realizada a SESSÃO ESPECIAL DE SAGRAÇÃO E ENTREGA DO ESTANDARTE DA LOJA.

Da mesma forma, findo o Ato de Sagração e Entrega do Estandarte, foi lida  a respectiva Ata da Comissão acerca do ato, que foi aprovada e assinada pelo Presidente e demais membros.

Findo os trabalhos da Comissão, ela foi substituída pela administração da Loja, quando o Venerável Mestre assumiu a direção dos trabalhos da sessão, e devido ao adiantado da hora, concedeu  a “Palavra acerca do Ato” a alguns Irmãos.

O Sob.’. Gr.’. Primaz Ir.´. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, quando da sua fala, agradeceu pelo convite recebido da Loja na pessoa do Ven.´. M´. Ir.´. JOSÉ CARLOS, no ensejo apresentou a sua comitiva e ainda aproveitando o momento festivo, fez um convite para o Ir.´. JOSÉ CARLOS, para ser o Delegado da 2º Região do Rito Brasileiro, na Bahia. Prosseguindo falou que há 20 anos  não vinha ao Or.’. de Santo Amaro, que sentiu muito quando o Ir.’. JOSÉ CARLOS se afastou do Rito Brasileiro, mas que ele certamente teve seus motivos, mas, hoje, ele  sentia-se muito feliz pelo retorno do Irmão e o levantamento das Colunas desta Augusta Loja.

O Primaz, ao final da sua fala e na qualidade de pessoa física, declarou seu apoio à chapa encabeçada pelo Pod.’. Ir.’. OSCIMAR TORRES, candidato ao Grão-Mestrado baiano, em 2019.

O Pod.’. Ir.’. ROQUE TADEU AMARAL COSTA, na qualidade de Representante formal do Grão-Mestre Estadual do GOEB, trouxe a saudação do Grão-Mestre e explicou acerca da ausência dele; como Presidente das Comissões de Regularização da Loja e  de Sagração e de Entrega do Estandarte, disse ter ficado satisfeito com as sessões realizadas.

Em seguida o Venerável Mestre JOSÉ CARLOS ROCHA LIMA se pronunciou, muito emocionado, em síntese, esclareceu alguns pontos da sua saída do Rito e, agora, à ele retornando, disse estar preocupado com a falta de comprometimento e de uma verdadeira fraternidade maçônica. Falou da sua admiração pelo Primaz, a ponto de haver no andar térreo do Templo uma sala com o nome dele, desde os anos 90. Falou das dificuldades e da morosidade administrativa, e no ensejo agradeceu ao Pod.’. Ir.’. OSCIMAR TORRES, por ter auxiliado na celeridade do processo de soerguimento das Colunas e de regularização da Loja.

Encerrada a Sessão, todos se deslocaram para o Salão de Banquetes da Loja e se confraternizaram no ágape realizado.

Nossos efusivos agradecimentos primeiramente ao Ir.’. MARCOS ANTÔNIO SÃO PEDRO, pelas fotos divulgadas, bem como, ao Venerável Ir.’. VALNEY SANTOS, por gentilmente nos autorizar o uso das fotos do Blog da Loja para ilustrar a presente matéria.

Fonte: http://www.ritobrasileirogob.com.br/2019/01/24/3219/

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

CONTATE-NOS

Nós não estamos por perto agora. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós vamos voltar para você, o mais cedo possível.

Enviando

©2019 - www.irmaosdaordem.com.br | Um projeto da BySeptember.com

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?